Conheça Curitiba

Bosque Guetierrez | Memoria Chico Mendes

Criado no dia 12 de setembro de 1986 , situa-se na Vista Alegre, região Noroeste da cidade.
No bosque, o Memorial Chico Mendes, inaugurado em 1989, presta uma homenagem ao líder seringueiro morto no Acre em 22 de dezembro de 1.988. Trechos da carta enviada por Mendes ao juiz de Xapuri, onde ele comunicava que estava sendo ameaçado de morte e pedia proteção da justiça, foram gravados em pedra permanentemente envolvida por uma cortina de água que nasce no próprio bosque. A carta data de 28 de outubro de 1988, 54 dias antes do assassinato de Mendes.
Misteriosos subterrâneos que existiram na então chácara do Dr. João Carlos Gutierrez, ilustre advogado, trazem à tona a lenda do Pirata Zulmiro, antigo dono da chácara no ano de 1894, que teria escondido um tesouro na região.
Trilhas de observações cortam o bosque por entre árvores nativas como as aroeiras, cedros, pitangueiras, os pés de araçá e pinheiros e pés de açoita-cavalo, cuja madeira é usada na fabricação de hélices de avião, formas de sapato e de tanino, ou de canela de sebo, matéria prima ideal para marcenaria e embalagens.
Natureza, lições de ecologia, lendas e mistérios fazem parte do Bosque Gutierrez, uma ótima opção de lazer para o curitibano.
 

Área: 35.586 m2
Localização: Rua Albino Raschendorfer X Rua Gaspar Carrilho Jr.
Bairro: Vista Alegre
Ano de Implantação: 1986
Acesso: Gratuito
Fauna: Sabiá, tico-tico, corruíra e chupim, gambá.
Flora: Aroeira, corticeira, guaramirim, branquilho, cedro, pitangueira, açoita-cavalo, araçá, pitanga, guaçatunga e gabiroba, além de pinheiros nativos.
Equipamentos: Estacionamento, áreas de contemplação, estar, ponte de madeira e trilhas naturais.
http://www.viaje.curitiba.pr.gov.br/