Conheça Curitiba

Capela Santa Maria

A Capela Santa Maria fazia parte do conjunto de edificações que compunham as antigas instalações do Colégio Santa Maria, no cruzamento das ruas Conselheiro Laurindo e Marechal Deodoro. Antes dos Irmãos Maristas, que utilizaram os prédios da escola a partir de 1924, o local foi ocupado pelas Irmãs de Caridade do Sion, em 1905. 

A capela só foi inaugurada em 1939, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Em 1983, o colégio transferiu-se para a atual sede, perto do Parque São Lourenço. Algumas características do estilo neoclássico podem ser observadas no prédio histórico, como o arremate superior de cada janela em arco pleno e detalhes formados por frisos e pilastras sobre os pares de janelas. 

Nas paredes, sobre cada conjunto de janelas há uma moldura quadrangular com entalhe em arranjo floral em seu interior. O acabamento em gesso e a policromia variada dão ao espaço uma sensação de grandiosidade característica dos edifícios religiosos. Hoje, restaurada pela prefeitura, a Capela foi transformada em uma sala de concertos para música de câmara com 278 lugares e também na sede da Camerata Antiqua de Curitiba. 

Programação pela Fundação Cultural de Curitiba.


Visite o site:
www.fccdigital.com.br 


Localização/Address:
R. Conselheiro Laurindo, 273 - Centro

http://www.viaje.curitiba.pr.gov.br/